segunda-feira, 3 de novembro de 2008

making of

Setembro e outubro foram os meses das decupagens: transcrever entrevistas para o português, escolher os melhores trechos, conhecer cada fita em sua intimidade. Enquanto repórteres fechavam seus textos, a mim foi dada a missão de pensar no making of do programa.
Uma função inédita. Embora eu sempre busque nos menus de filmes a opção "bastidores" - gosto muito de saber como ocorre o trabalho de produção -, eu nunca havia editado um VTque mostrasse "behind the scenes".
Roteiro pensado, a primeira surpresa veio ao observar a mudança de comportamento dos entrevistados em frente às cameras. As conversas gravadas para o making of, na qual eu fui a 'perguntadora', foram com meus companheiros de trabalho intenso nos últimos 8 meses. E eles mudam quando são focadas pelas lentes da câmera. Incrível. A consciência de que tudo o que falam será gravado, visto por outros e até criticado é muito forte. Eu tenho muito o que aprender...
E como eu não poderia me auto-entrevistar, Fernando Alves, nosso repórter cinematográfico, gravou as minhas impressões do trabalho desenvolvido. É estranho se ver no vídeo. Tudo desagrada: a voz, o jeito de mexer as mãos, as expressões do rosto...
O making of está ilha de edição. Dias longos esses...

Nenhum comentário: